Gestão social

Desenvolvimento

Orientadas pela cultura de alto desempenho, as empresas da Odebrecht buscam desenvolver continuamente seus Integrantes. Os programas de capacitação e desenvolvimento profissional são executados de acordo com as características e necessidades de cada Negócio, sempre baseados no princípio da Educação pelo e para o Trabalho.

Marcos Rogerio de Araujo e Rogerio Fortunato dos Santos, da Odebrecht Agroindustrial

Comunidades
do conhecimento
em 2016


85

palestras online


5.575

participações de Integrantes em 18 países e em todos os negócios da Odebrecht

Rede de Conhecimento

Criada em 1992 para contribuir com a aprendizagem contínua e o desenvolvimento dos Integrantes, a Rede de Conhecimento reúne pessoas dispersas geograficamente e facilita o registro e o compartilhamento de conhecimento gerado em diferentes ambientes de trabalho da Odebrecht. A Rede constrói um acervo digital de fácil reutilização, proporcionando a melhoria de produtividade e a disseminação de inovações e de melhores práticas.

Módulos Corporativos – aplicados pela primeira vez em 2016, são dinâmicas que promovem a oportunidade de reflexão durante todo o ciclo de vida de um empreendimento, com o intuito de incentivar o registro, a difusão e a reutilização das lições aprendidas, além de fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre os Integrantes.

Comunidades de Conhecimento – Integrantes de todos os Negócios da Odebrecht, com interesses comuns, reúnem-se em 16 Comunidades, que desenvolvem iniciativas diversas como o Banco de Boas Práticas e eventos de capacitação.

Prêmio Destaque

Comemorando 25 anos, o Prêmio Destaque conecta os Integrantes, estimula e reconhece a criação de soluções e inovações, consolidando boas práticas que são enquadradas em sete categorias: Imagem, Inovação, Jovens Integrantes, Meio Ambiente, Relações com Comunidades, Reutilização do Conhecimento e Saúde e Segurança do Trabalho.

Prêmio Destaque em 2016


726

projetos inscritos, sendo 162 na categoria Reutilização do Conhecimento, um recorde dos últimos anos


1.885

Integrantes de todos os Negócios da Odebrecht em 12 países: Angola, Brasil, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Gana, México, Moçambique, Panamá, Peru, Venezuela.