GOVERNANÇA CORPORATIVA

Engajamento de partes interessadas

O relacionamento com os diferentes públicos dos Negócios da Odebrecht ocorre no dia a dia das operações e em todos os níveis organizacionais.

Assinatura de adesão da Braskem ao Fórum das Empresas e Direitos LGBT. Além da Holding, os Negócios têm autonomia para firmar compromissos com iniciativas para a sustentabilidade
 

Gestão da reputação

A partir do segundo semestre de 2016, a Odebrecht passou a monitorar a sua reputação de forma contínua, com o apoio do Reputation Institute (RI). A metodologia do RI mede a reputação da empresa em uma pontuação de 0 a 100, classificando-a como pobre (0 a 39), fraca (40 a 59), moderada (60 a 69), forte (70 a 79) e excelente (80+).

No Brasil, o Reputation Institute divulga anualmente o Brasil Reputation Pulse, pesquisa em que centenas de empresas são avaliadas por mais de 10 mil pessoas consultadas por meio da internet.

 

Índice de Reputação da Odebrecht na Brasil Reputation Pulse


 

ÍNDICE DE QUALIDADE DE EXPOSIÇÃO NA MÍDIA

A Odebrecht utiliza, há mais de 15 anos, o IQEM (Índice de Qualidade de Exposição na Mídia), para avaliar sua imagem pela presença dos Negócios e Ativos na mídia brasileira e estrangeira.

Em 2016, o índice ficou em 3,2 pontos (em escala de 0 a 10). Isso significa que, ao longo do ano, 68% da visibilidade do Grupo na imprensa foi negativa. Assuntos relacionados à Operação Lava-Jato corresponderam a 61% do conteúdo total.

Esse resultado é inferior ao do ano anterior, quando o IQEM foi de 5,2 pontos. A justificativa está na maior divulgação de notícias sobre a Operação Lava-Jato, com vazamentos do conteúdo de delações e especulações sobre o acordo de leniência. Ao excluirmos a Lava-Jato da análise, o indicador sobe para 7,0 em 2016. Vale destacar ainda que o número de matérias sobre a Odebrecht cresceu 63% em 2016, totalizando 58.398 notícias.

 

IQEM e visibilidade em 2016 - Todas as mídias

Compromissos

As empresas Odebrecht integram conselhos e comitês e participam ativamente de discussões em entidades setoriais e de classe, nacionais e internacionais, além de assumirem compromissos externos relevantes para o desenvolvimento sustentável.

A Odebrecht S.A é associada ou signatária das seguintes iniciativas:


> Amcham (American Chamber of Commerce)
> Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança do Clima
> Reputation Leaders Network
> Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
> Transparência Internacional (TI)